HISTÓRIA LOCAL

ORIGEM DO NOME – O nome faz homenagem a São José, o padroeiro das causas difíceis.

São José de Touros, em 1832, contava com 42 fogos e 178 almas.

A família “Tarquino” desempenhou importante papel durante a organização inicial do conjunto de pequenas habitações com características idênticas (1880) que formou a simpática povoação da Praia de São José de Touros. Os precursores foram o pescador Luís Tarquino e sua esposa Maria da Silva Tarquino. Surgiram, na mesma época, as residências de Benedito de Touros, Delfino Tarquino, Manoel Tarquino, João Raimundo, João Batista e Antônio Marcolino, todos participantes da atividade pesqueira.

Os primitivos habitantes de São José de Touros prestaram homenagem a São Sebastião escolhendo-o padroeiro do povoado. Mas, com o decorrer do tempo, avolumaram-se as indagações populares sobre a escolha do patrono. O lugar recebeu, então, o nome de São José, mas o direito do padroado foi também concedido a São Sebastião. A população interessada em ter São José como protetor e não deixar de reverenciar a São Sebastião, encontrou a solução: São José, o padroeiro, e São Sebastião, o co-padroeiro da bela Praia de São José de Touros. As imagens dos dois foram colocadas no altar da igreja Católica de São José de Touros.

Acesso – BR 101/RN 221.
Distância de Natal – 104 km.

CURIOSIDADE
Antônio Florêncio Pereira do Lago
O engenheiro militar Antônio Florêncio Pereira do Lago, líder da Retirada de Laguna, durante a Guerra do Paraguai, feito histórico militar, nasceu a 10 de maio de 1825 em São José de Touros. Filho de um humilde pescador tornou-se herói combatente brasileiro, nasceu pouco favorecido e tornou-se um exemplo de vencedor. O sobrenome Pereira do Lago foi-lhe dado pelo intendente municipal Manoel Modesto Pereira do Lago, seu padrinho. O herói de São José tornou-se comandante geral da Polícia da Corte, em 1885. Faleceu no primeiro dia do ano de 1892. É patrono do grupo escolar mais antigo da cidade de Touros (15 de abril de 1928).São José de Touros contava, no ano 2000, com 1.500 habitantes.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário